segunda-feira

problemas do brasil

Para atualizar a lista de problemas do governo
Por Murillo de Aragão e Cristiano Noronha, da empresa de consultoria Arko Advice:
"O governo enfrenta uma série de problemas. Para resolvê-los precisará de muito esforço e paciência e, além disso, promover ajustes na coordenação política. Vamos a eles:
SEVERINO
Faz ameaças constantes ao governo e cria algumas dificuldades. Na semana passada, ameaçou fazer pronunciamento em cadeia de rádio e TV para esclarecer que as votações não acontecem na Câmara porque o governo obstrui as votações.
BSE ALIADA
Está profundamente insatisfeita com o governo. Os problemas são os de sempre: o governo não cumpre acordos, não há liberação de emendas dos parlamentares e ministros não dão o devido tratamento aos congressistas.
AGENDA DE VOTAÇÕES
Está absolutamente paralisada. Há semanas a pauta da Câmara está bloqueada por medidas provisórias. O governo tem recorrido à obstrução para evitar que projetos sem acordo entrem na pauta de votações, como, por exemplo, a reforma tributária.
DENÚNCIAS
Dois integrantes do governo enfrentam problemas jurídicos: o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Previdência, Romero Jucá. Embora nada tenha sido provado contra os dois, o assunto desgasta a imagem do governo e aumentam pressões políticas pela saída de ambos. Severino pediu, por exemplo, a saída de Meirelles do BC. Neste final de semana surgiu novo problema: denúncia de corrupção envolvendo o presidente do PTB, Roberto Jefferson.
GILBERTO GIL
O ministro da Cultura está profundamente irritado com o governo pelo contingenciamento de recursos que sua pasta sofre. Chegou a dizer que poderia deixar o ministério. Gil está pressionado por ter gasto 9 milhões reformando o seu gabinete sem licitação e utilizando os serviços de marido de assessora.
REAJUSTES SALARIAIS
Continuam as pressões de servidores públicos federais por reajustes salariais. Os militares pleiteiam reajuste de 23%. Há ainda o projeto de lei que trata do reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que está sob análise da Câmara dos Deputados.
CPIs
Está em julgamento no Supremo Tribunal Federal mandado de segurança que tenta garantir às minorias do Senado o direito de instalar comissões parlamentares de inquérito. Concluído o julgamento, que hoje está 4 X 0 contra o governo, poderão ser resgatadas CPIs problemáticas, como a do Waldomiro e a dos Bingos."

retirado do blog do noblat

valeu
Links

Powered by Blogger