dj shadow
emprestado la do radiola urbana eu peguei uma resenha do novo dvd do dj shadow.
eu nao vi ainda, mas e dj shadow!!!!!!
ja ta na rua, mas custa uns 50 reais
A colcha de retalhos na agulha do toca-discos
Por Filipe Luna
DJ Shadow entra no palco da Brixton Academy em Londres para sua apresentacao e carrega com ele seu instrumento -- uma grande replica de um LP. Apresenta sua “banda”: dois toca-discos, dois toca-CDs e um sampler. Avisa ao publico que fara o máximo para se ocupar com todos os aparelhos e que todas as musicas que serao tocadas sao de sua autoria. E ele fala realmente serio. A autoria de suas musicas e algo que nao se questiona ja ha algum tempo.
Porem, a apresentaçao ao vivo de um DJ que nao usa absolutamente nenhum instrumento musical tradicional e ainda algo incomum. O publico geral esta acostumado com sets de DJs e suas apresentaçoes em clubes onde o objetivo e dançar ao som selecionado pelo artista ou DJs acompanhados de instrumentistas nos chamados live PAs. A proposta desta turnê é outra. DJ Shadow está ali no palco, munido de seus instrumentos, para uma performance ao vivo de suas próprias composições. “Fixed Income” do seu segundo disco, “The Private Press”, abre a apresentação com uma pulsante linha de baixo e convida o publico a embarcar em uma jornada cinematografica -- todas as musicas sao acompanhadas de videos exibidos nos tres teloes no fundo do palco. Como nao poderia deixar de ser, as imagens acompanham os climas criados pela musica numa total integraçao de audio e video. O repertorio do show e abrangente e contempla tanto musicas de seus discos proprios como de seus projetos paralelos.
Classicos do primeiro disco, “Endtroducing”, (“The Number Song”, “Midnight in a Perfect World” e “Napalm Brain/Scatter Brain”) e do segundo (“Six Days”, “Walkie Talkie”, “Blood on the Motorway”) sao intercalados com musicas como “Holy Calamity (Bear Witness II)" do Handsome Boy Modeling School, “Lonely Soul” e “Guns Blazing” do UNKLE e “Halfway Home” parceria com o Blackalicious. Uma audicao mais atenta, detecta ainda pequenos trechos e samples de faixas do artista que ficaram de fora do repertorio.
A habilidade de Shadow diante de sua aparelhagem enche os olhos. Em “Organ Donor”, ele improvisa com notas sampleadas de um teclado na ordem e fora dela, reproduzindo ao vivo o que foi programado em estudio. Depois toca a bateria no seu sampler sobre o mesmo loop de teclado que ele havia desordenado momentos atras e mostra dominio absoluto sobre seu instrumento musical de preferencia. Momentos como esse provocam reaçoes no publico muito semelhantes a de qualquer apresentacao de uma banda normal. A plateia embarca na proposta e vai ao delirio nos momentos de extase.
Os extras do DVD trazem dois momentos muito interessantes gravados em uma de suas apresentacoes em Los Angeles. O primeiro, “Malcom on Drums”, apresenta Shadow improvisando seus scratches e batidas com um baterista ao vivo, lembrando o projeto que ele havia feito com bateristas no video “Keepin’ Time”. O mais impressionante, no entanto, e a performance chamada “Pushin’ Buttons”, que ele faz acompanhado dos DJs do Jurassic 5, Nu-Mark e Cut Chemist. Munidos cada um de um sampler e um mixer, eles misturam e improvisam durante 15 minutos sobre os mais variados samples e batidas. Nada diferente de uma “jam session” entre musicos tradicionais.
Acompanha o video um CD com a gravacao da mesma apresentação presente no DVD. Por limitacoes da mídia ela nao tem a totalidade das quase duas horas do show e deixa algumas musicas de fora. Juntar os dois em um so produto e excelente para o fan mais avido que pode curtir o show tambem em seu carro ou seu som portatil. Esta apresentacao e um marco que comprova a capacidade de um DJ de fazer uma apresentacao que interaja com o publico da maneira como estamos acostumados que musicos o façam. O sampler e o toca-discos ja sao considerados instrumentos a algum tempo e os seus virtuosos estao deixando de ser apenas habilidosos exibicionistas para se tornarem artistas de fato. E DJ Shadow e o lider da matilha
eu nao vi ainda, mas e dj shadow!!!!!!
ja ta na rua, mas custa uns 50 reais
A colcha de retalhos na agulha do toca-discos
Por Filipe Luna
DJ Shadow entra no palco da Brixton Academy em Londres para sua apresentacao e carrega com ele seu instrumento -- uma grande replica de um LP. Apresenta sua “banda”: dois toca-discos, dois toca-CDs e um sampler. Avisa ao publico que fara o máximo para se ocupar com todos os aparelhos e que todas as musicas que serao tocadas sao de sua autoria. E ele fala realmente serio. A autoria de suas musicas e algo que nao se questiona ja ha algum tempo.
Porem, a apresentaçao ao vivo de um DJ que nao usa absolutamente nenhum instrumento musical tradicional e ainda algo incomum. O publico geral esta acostumado com sets de DJs e suas apresentaçoes em clubes onde o objetivo e dançar ao som selecionado pelo artista ou DJs acompanhados de instrumentistas nos chamados live PAs. A proposta desta turnê é outra. DJ Shadow está ali no palco, munido de seus instrumentos, para uma performance ao vivo de suas próprias composições. “Fixed Income” do seu segundo disco, “The Private Press”, abre a apresentação com uma pulsante linha de baixo e convida o publico a embarcar em uma jornada cinematografica -- todas as musicas sao acompanhadas de videos exibidos nos tres teloes no fundo do palco. Como nao poderia deixar de ser, as imagens acompanham os climas criados pela musica numa total integraçao de audio e video. O repertorio do show e abrangente e contempla tanto musicas de seus discos proprios como de seus projetos paralelos.
Classicos do primeiro disco, “Endtroducing”, (“The Number Song”, “Midnight in a Perfect World” e “Napalm Brain/Scatter Brain”) e do segundo (“Six Days”, “Walkie Talkie”, “Blood on the Motorway”) sao intercalados com musicas como “Holy Calamity (Bear Witness II)" do Handsome Boy Modeling School, “Lonely Soul” e “Guns Blazing” do UNKLE e “Halfway Home” parceria com o Blackalicious. Uma audicao mais atenta, detecta ainda pequenos trechos e samples de faixas do artista que ficaram de fora do repertorio.
A habilidade de Shadow diante de sua aparelhagem enche os olhos. Em “Organ Donor”, ele improvisa com notas sampleadas de um teclado na ordem e fora dela, reproduzindo ao vivo o que foi programado em estudio. Depois toca a bateria no seu sampler sobre o mesmo loop de teclado que ele havia desordenado momentos atras e mostra dominio absoluto sobre seu instrumento musical de preferencia. Momentos como esse provocam reaçoes no publico muito semelhantes a de qualquer apresentacao de uma banda normal. A plateia embarca na proposta e vai ao delirio nos momentos de extase.
Os extras do DVD trazem dois momentos muito interessantes gravados em uma de suas apresentacoes em Los Angeles. O primeiro, “Malcom on Drums”, apresenta Shadow improvisando seus scratches e batidas com um baterista ao vivo, lembrando o projeto que ele havia feito com bateristas no video “Keepin’ Time”. O mais impressionante, no entanto, e a performance chamada “Pushin’ Buttons”, que ele faz acompanhado dos DJs do Jurassic 5, Nu-Mark e Cut Chemist. Munidos cada um de um sampler e um mixer, eles misturam e improvisam durante 15 minutos sobre os mais variados samples e batidas. Nada diferente de uma “jam session” entre musicos tradicionais.
Acompanha o video um CD com a gravacao da mesma apresentação presente no DVD. Por limitacoes da mídia ela nao tem a totalidade das quase duas horas do show e deixa algumas musicas de fora. Juntar os dois em um so produto e excelente para o fan mais avido que pode curtir o show tambem em seu carro ou seu som portatil. Esta apresentacao e um marco que comprova a capacidade de um DJ de fazer uma apresentacao que interaja com o publico da maneira como estamos acostumados que musicos o façam. O sampler e o toca-discos ja sao considerados instrumentos a algum tempo e os seus virtuosos estao deixando de ser apenas habilidosos exibicionistas para se tornarem artistas de fato. E DJ Shadow e o lider da matilha
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